sábado, 13 de agosto de 2016

C. FOUC. - TESTEMUNHO EUCARÍSTICO



Testemunho Eucarístico do Bem-Aventurado Charles de Foucauld


“Nunca deixar de receber a Santa comunhão, sob nenhum pretexto,
quando for materialmente possível de recebê-la, mesmo se tendo de vencer mais uma dificuldade para isso” - Charles de Foucauld, (Meditações sobre o Evangelho).



“A Sagrada Eucaristia é Jesus, é toda a Jesus! [...] Oh, não vamos ficar nunca longe da presença da Santa Eucaristia, mesmo por um segundo em que Jesus permite-nos estar lá!” De acordo com o postulador de sua causa, Monsenhor Maurice Bouvier, o Beato Charles de Foucauld expressou seu amor pelo Santíssimo Sacramento “em longas horas de adoração silenciosa”, bem como em todas as formas de devoção eucarística de sua época. Acima de tudo, na Eucaristia ele contemplou a presença de Jesus, uma presença tão real na tenda que ele viu se espalhando como raios sobre o país, tornando-se uma fonte de santificação e de salvação para todas as pessoas na área circundante, a forma como no passado, a oração silenciosa, oculta de Jesus em Nazaré era uma fonte de graça para seus concidadãos. 

Mons. Bouvier continua: “Mas o Espírito de Jesus ensinou-lhe que o serviço eucarístico e serviço dos "pequeninos" é um único ato de adoração do Corpo de Cristo”. A intimidade amorosa passou aos pés de quem ele amava as longas horas de adoração silenciosa (e muitas vezes seco), levou-o a sair para o menor de seus irmãos... e, finalmente, o levou a sair para Tamanrasset, onde viveu como o único sacerdote - o único cristão - entre os tuaregues. As pessoas que o aceitou, e entre os quais ele seria uma testemunha de “Jesus-amor” a partir desse eremitério solitário, ele escreveu a sua prima Maria de Bondy: “Eu não sofro em toda esta solidão, mas encontrá-lo mais doce, eu tenho o Santíssimo Sacramento, o melhor dos amigos, com quem fala o dia e noite”. 

De forma abissal escreve Charles de Foucauld: “Quando se ama não nos parece bem empregado todo o tempo que passamos ao pé de quem se ama? Não é este o tempo mais bem empregado, salvo quando a vontade ou bem-estar do Ser amado nos chama a outra parte? Onde quer que exista a santa Hóstia, está o Deus vivo, está o teu Salvador tão real como está agora no Céu. Nunca percas uma comunhão por tua culpa. A comunhão é mais que a vida, mais que todos os bens do mundo, mais que o Universo inteiro. A comunhão é o próprio Deus, sou Eu, Jesus”. (Retiro em Nazaré, 1897, Textos Espirituais p. 88).

Sempre Conosco

Você está sempre conosco

através da Sagrada Eucaristia,

sempre com nós por tua graça,

sempre com a gente através do sua providência,

que nos protege, sem interrupção,

sempre com a gente pelo seu amor ...

Ó meu Deus, que felicidade! Deus conosco,

Deus em nós, Deus, na qual nos movemos e temos nosso ser,

Deus, que é de dois metros de distância de mim neste

tabernáculo: o que ainda está faltando?

Como estou feliz! "Emanuel, Deus-conosco”,

aqui é por assim dizer a primeira palavra do Evangelho ...

"Estou com você até o fim do mundo",

aqui é o mais recente. Como estou feliz! Como tipo você é!

A Santa Eucaristia é Jesus, é tudo Jesus!

Na santa Eucaristia você está em uma peça,

plenamente vivo, meu Amado Jesus,

tão plenamente como você era

na casa da Sagrada Família de Nazaré,

na casa Madalena em Betânia,

como você estava no meio de seus apóstolos.

Da mesma forma que você está aqui,

Ó meu amado, e meu Tudo.

E deixe-nos esta graça, meu Deus,

não só para mim, mas para todos os seus filhos:

"Dá-nos o nosso pão de cada dia"

por todos os homens, este verdadeiro pão é a Sagrada Hóstia;

atrai todos os homens ao amor, venerá-lo,

adorá-lo, e que seu culto universal

glorificar a você e consolai o vosso coração.

Charles de Foucauld



A vida religiosa de Charles de Foucauld estava fundamentada no Evangelho de Cristo, na Eucaristia, na adoração, no testemunho pessoal anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus e na prática de boas obras em prol dos mais pobres. Ele afirmou: “Estou pronto pela propagação do Evangelho a ir até o fim do mundo”. Sua vida revela que ele foi todo de Deus e nos inspira com amor ardente a viver em tudo a missão evangelística.


Inácio José do Vale


Fontes:

FOUCAULD, Charles de. Meditações sobre o evangelho. Tradução de Nuno de Bragança. Lisboa: Círculo do Humanismo Cristão, 1962.