sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

ASSOCIAÇÕES C. FOUC.-HISTÓRICO




Associação da Família Espiritual Charles de Foucauld

“Lembre-se que você é pequeno”- (Charles de Foucauld)

Associação da Família Espiritual Charles de Foucauld é uma organização fundada em 1955 que reúne algumas das congregações religiosas e grupos religiosos que são inspirados pela espiritualidade do Beato Charles de Foucauld. 


As origens 

Charles de Foucauld morreu em 1916 com o desejo não realizado de compartilhar sua vida a servir os tuaregues com algum outro irmão. Na França, havia apenas 49 membros para ”União dos Irmãos e Irmãs do Sagrado Coração de Jesus“, que ele tinha conseguido fazer aprovado pelas autoridades religiosas e para o qual ele escreveu o “Diretório“. 

Escreveu Abbot Laurain, então secretário da União: “Aqui tudo é destruído por sua morte”. 

Foi graças à Louis Massignon (1883-1962), estudioso de renome mundial do Islã, no entanto, que a União foi capaz de avançar e se desenvolver. 


Massignon tinha conhecido Charles de Foucauld pela primeira vez em 1909 e depois permaneceu em contato por correspondência até sua morte. Ele fez o seu melhor para manter viva a União desejada pelo seu “grande irmão”: o Diretório foi publicado e começou a ”Associação Charles de Foucauld “para o qual ele obteve a permissão do Cardeal Amette. Especialmente convenceu o escritor francês René Bazin (1853– 1932) para escrever uma biografia do Irmão Charles, em seguida, apareceu em 1921 com o título “Charles de Foucauld, Explorador no Marrocos, eremita no Saara”. O livro de Bazin foi à primeira tentativa de apresentar os pontos principais da mensagem de Charles de Foucauld. 


É a partir desta biografia que surgirão numerosos grupos e congregações que eles vão encontrar apoio e aconselhamento em Louis Massignon. 


Massignon levou gradualmente e depois distanciou da Associação, mas continuou a animar até sua morte, um grupo de homens e mulheres, leigos, religiosos e sacerdotes que foram inspirados pela espiritualidade do “Diretório”. Em 1947, ele deu ao grupo o nome de “Congregação do Diretório”. Este grupo é chamado à origem do 1955“União Sacerdotal”. 

Os primeiros grupos 

Quando o livro de Bazin foi publicado, inicialmente foram os leigos que sentiu o chamado que o Irmão Charles tinha manifestado repetidamente: “Gostaríamos que os cristãos como Priscila e Áquila, realizem o bem em silêncio”. 


Desde 1923, Suzanne Garde começou uma presença na África do Norte: começou com um dispensário, uma oficina de costura, e com tudo o que serviria para ser amado pelos árabes. Era o início do “Grupo de Charles de Foucauld”. Tiemcen em primeiro lugar, em seguida, em El Bayad-e, desde 1945, a Dalidah, perto da fronteira com a Tunísia. Por causa da guerra da independência, o grupo retirou-se da Argélia e estabeleceu-se em 1968 na França, Bon Encontre perto de Agen. 


No mesmo ano, na Tunísia, nasceu o grupo de “Enfermeira de Nossa Senhora de Cartago”, a pedido do bispo de Cartago e Tunis, bispo Alexis Lemaître. O mesmo bispo, em 1924, tinha dado “o hábito de Charles de Foucauld” a Charles Henrion e Emile Malcor. Os últimos membros do grupo de Enfermeiras foram aposentados na França em 1961 (com seu pai Henrion) e se estabeleceram em Villecroze Var. O grupo, como tal, não existe mais. 


No mesmo período, em 1927, o Padre Albert Peyriguère (1883-1959), estabeleceu-se em Marrocos depois que ele já tinha tentado a viver na Argélia, com um companheiro, Charles-André Poissonnier, vivendo de acordo com a Regra escrita por Charles de Foucauld em 1899. Ele permaneceu em El Kbab, no Médio Atlas marroquino, até sua morte em 1959; Padre Michel Lafon continuou esta presença de “missionário em Marrocos”, nas palavras de Charles de Foucauld, que tinha feito seu pai Peyriguère. 


Alguns anos mais tarde, eles criaram as primeiras comunidades religiosas. Em agosto de 1933, em torno da Irmã Marie-Charles, nasceu a Fraternidade de “Pequenas Irmãs do Sagrado Coração”, perto de Montpellier. Um mês depois, em 8 de Setembro de 1933, René Voillaume (1905-2003), e outros quatro irmãos (Guy Champenois, Marcel Boucher, Marc e Georges Gorree Gerin) recebeu em Montmartre hábito de “Pequenos Irmãos de Jesus” é fundada na Argélia a sua primeira fraternidade. Em1939, em Argel, a Irmã Madalena de Jesus (1898-1989), e uma companheira pronunciam seus votos como “Irmãzinhas de Jesus” e se estabeleceram em Touggourt entre os nômades. Com pequenas diferenças, os três grupos professando comunidade contemplativa e missionária. Os “Pequenos Irmãos de Jesus” e as “Pequenas Irmãs do Sagrado Coração” vivem esta escolha no início de uma forma “monástica”; depois nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, e nos anos após o Concílio Vaticano II, vai trazer uma mudança de estilo de vida e formam pequenas fraternidades em bairros pobres, algo que estava vivendo as “Irmãzinhas de Jesus”. 


Além desses grupos, em 1947 Magdeleine de Vimont fundou em Bordeaux, a “União dos Nazarenos de Charles de Foucauld”. Magdeleine havia sido tocada pela leitura do Diretório e impactada em contato com doentes mentais na qual a ‘‘União dos Nazarenos é dedicada”. Hoje o grupo não existe mais. 


A Publicação de “Fermento nas Massas” 


Em 1950, o padre René Voillaume publicou “Fermento nas Massas”, na Itália, sob o título “Como eles”. Este livro descreve o estilo de vida dos “Pequenos Irmãos de Jesus” e sua maneira de seguir a Cristo de acordo com a mensagem de Charles de Foucauld. Ele tinha uma influência considerável na massa católica e foi traduzido para muitas línguas. Voillaume como fundador ajudou os grupos no aconselhamento que nasceram nesse período. 

Em 1950, Monsenhor de Provenchères, bispo de Aix-en-Provence, oficialmente reconheceu a “Fraternidade de Charles de Foucauld”, que, posteriormente, levar o nome de “Fraternidade Secular Charles de Foucauld”. Ela nasceu a partir da experiência dos grupos cristãos (homens e mulheres, solteiros e casados, sacerdotes e leigos) que, em toda a França iria reunir-se regularmente para ajudar uns aos outros a seguir Jesus e viver o evangelho no espírito de Charles de Foucauld. A Fraternidade Secular é agora o maior grupo da “família”. 


Dentro deste grupo, alguns sacerdotes tinham tomado para atender entre si com o desejo de dar a sua vida em seu ministério sacerdotal a inspiração evangélica de Charles de Foucauld. É assim nasceu em 1951, a ”União dos Sacerdotes”, que depois mudou de nome em 1976, para “Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas”. 


No mesmo período, uma jovem cristã sentiu o chamado para uma vida contemplativa, vivida no celibato, vinculados por votos e preservar os seus compromissos sociais e profissionais sem assumir as características de uma vida religiosa na comunidade. Obra de Marguerite Poncet, assim, nasceu em 1952, o “Jesus Caritas Fraternidade”. Foi oficialmente reconhecido como Instituto Feminino Secular. Deste grupo nascido em 1991, a “Fraternidade de Charles de Foucauld”, uma associação de mulheres leigas. 


A Reunião de Béni Abbès (1955) e o Nascimento da Associação 

De frente para o florescimento de grupos que alimentavam da espiritualidade de Charles de Foucauld, sentiu-se em algum momento a necessidade de uma reunião que se materializa a unidade no respeito das diferentes vocações e na fidelidade à mensagem comum herdada pelo Irmão Charles. 

No contexto da descolonização, alguns grupos, nomeadamente na França, estavam tentando fazer Charles de Foucauld o defensor da “civilização cristã” contra as pressões para a independência dos povos do Magrebe. Era urgente, para que ele iria criar uma associação representativa que pode responder a deformações da mensagem e intenções de Charles de Foucauld. 

De 14 a 16 de novembro 1955 foi organizada uma reunião em Beni Abbes. Estiveram presentes Monsenhor Mercier bispo do Sahara, Louis Massignon, Monsenhor de Provenchères, bispo de Aix-en-Provence, amigo e protetor dos diferentes grupos desde o início, Monsenhor Duperray , bispo de Montpellier e o padre e fundador Peyriguère, em seguida os trabalhos para existência da Associação. 


Nesta reunião decidiu-se a criação de ”Associação Geral de Fraternidade do Irmão Charles de Jesus”. Seu objetivo era expressar a unidade da espiritualidade que anima os diferentes grupos que elaboraram ao pensamento religioso e a espiritualidade do Irmão Charles; aumentar a conscientização sobre o caráter e os escritos de seu fundador e, se necessário defender a sua memória e o significado de sua mensagem contra as distorções a que foram expostos. Também foi decidido que o boletim de Jesus-Caritas seria a ligação entre todos os grupos que expressam sua espiritualidade comum. 

Desenvolvimentos da Associação 

A partir da experiência dos ” Pequenos Irmãos de Jesus: “Padre Voillaume pensou que eles poderiam assumir o comando da Fraternidade para compartilhar a Boa Nova com as populações mais desfavorecidas e para cuidar de seu desenvolvimento humano. Fundou em 1956, os “Irmãozinhos do Evangelho” e, em seguida, em 1963, as “Irmãzinhas do Evangelho”. 


A 15 de agosto 1966 nasceram oficialmente as “Little Sisters of Nazareth”, em Ghent, Bélgica. Era um grupo de meninos, envolvidos no mundo do trabalho do JOC, que foram inspirados pelo mesmo tempo à mensagem de Charles de Foucauld e do Cardeal Cardijn, tentando encontrar uma forma de vida religiosa marcada por compartilhar a vida das classes trabalhadoras e anunciar através de suas vidas e ações para cada pessoa que conhecer que sua vida vale mais do que todo o ouro do mundo. 

No início dos anos 60, na Catalunha (Espanha), Pedro Vilaplana ficou impressionado com a leitura do “Itinerário Espiritual de Charles de Foucauld e as cartas de seu padre Peyriguère. Em torno dele, em seguida, ele formou uma comunidade de jovens que se dedicam ao Senhor no casamento (cada família é uma fraternidade) ou em uma vida de celibato vivido em pequenas fraternidades. As primeiras consagrações foram feitas em 1968 e levou à criação da “Comunidade de Jesus”. 


Em 1969, na Diocese de Foligno, o bispo Siro Silvestri reconhecia uma nova comunidade que havia surgido dentro da diocese, a Comunidade dos “Pequenos Irmãos de Jesus Caritas”, fundada por Giancarlo Sibilia. Foram os sacerdotes que desejavam viver em comunidade monástica que conduz significativamente a vida fraterna, continuando a exercer os diferentes serviços pastorais da diocese. A comunidade se juntou a Associação em 1984. 



Alguns anos mais tarde, no Haiti, nasceram os “Irmãozinhos da Encarnação” e as “Irmãzinhas da Encarnação” (o primeiro em 1976, segundo em 1985, eles vão aderir à Associação, respectivamente, em 1985 e em 1994) em torno de Franklin Armand e Emmanuelle Victor. Neste país marcado pela pobreza e as dificuldades de todos os tipos, eles queriam ser “camponeses com os camponeses por causa de Jesus e do seu Evangelho” e trabalhar para a promoção e evangelização do mundo rural no espírito de Charles de Foucauld. 


Na diocese de Bangui, República Centro Africano, nasceu em 1977, a comunidade religiosa de mulheres, as “Pequenas Irmãs do Coração de Jesus”, que irá juntar-se a Associação em 1987. Em um dos países mais pobres do planeta, abalados por conflitos políticos, durante muitos anos, foi uma presença fraterna, dedicado à oração, que recebeu a todos no serviço da acolhida, era um refúgio de paz, bem recebido por muita gente. 


Em 1980, no Canadá é fundada uma comunidade monástica, os “Pequenos Irmãos da Cruz”, fundada pelo Padre Michel Verret (Irmão Michel Marie de la Croix). Seguindo os passos do Irmão Charles, que queria viver uma vida fraterna monástica dentro da “família foucauldiana”, pronto para acolher e acompanhar cada pessoa que tem tal vocação. A comunidade foi filiada a associação em 1986. 


Em 08 de junho de 1980 Padre Michel Verret (1939-1997), sacerdote da diocese de Quebec, Canadá, fundou a fraternidade monástica dos Pequenos Irmãos da Cruz. O aparecimento desta nova comunidade foi o resultado de uma longa jornada do fundador irmão Michel, tendo o nome religioso Maria da Cruz, em contato com a Eucaristia e os escritos de Charles de Foucauld. Para conseguir isso, ele recebeu em 1973 com a idade de 34 a permissão do arcebispo, o cardeal Maurice Roy, deixando o ministério paroquial para se tornar um eremita em dois locais perto de Quebec City: St-Augustin-de-Desmaures e, em seguida, St-Etienne-de-Lauzon. Desse início de trabalho, em seguida, um longo processo de maturação interior que irá preparar a fundação dos Pequenos Irmãos da Cruz, sete anos mais tarde. 


Ainda no início dos anos 80 foi fundado um grupo vietnamita chamado “Instituto Secular das Missionárias de Jesus o servo”. O grupo incluía um ramo masculino, uma filial e um ramo feminino de pessoas associadas. Eles se juntaram a Associação em 1997. 

O grupo “Fraternidade Jesus Cáritas” nasceu em 1991, e a “Fraternidade Charles de Foucauld”, uma associação de mulheres leigas, associado em 1992. Em 2007, finalmente, ela se juntou a Associação uma congregação de direito diocesano da diocese de Treviso, Os Discípulos do Evangelho. 


Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas 


A Irmandade nasceu na França, sobre um grupo de sacerdotes, entre os quais estava o que foi o seu primeiro presidente geral e mais tarde bispo de Orleans, Guy RIOBÉ, no ano de 1951, com o nome da União Sacerdotal. Em 1976, e após o Concílio Vaticano II, foi rebatizado Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas. 

Atualmente inclui cerca de 3.000 sacerdotes diocesanos e está espalhada pelos cinco continentes. Na Europa, são cerca de 1.500 sacerdotes. 

A irradiação da personalidade humana e evangélica de Charles de Foucauld e sua aventura espiritual e missionária têm estado na origem da Fraternidade Sacerdotal, e continua hoje como inspirar uma forma de vida evangélica e o mistério sacerdotal vivendo. 


Associação e Organização 

A Assembleia da Associação é realizada a cada dois anos. É uma oportunidade para os líderes dos diferentes grupos, para atender e tentar aprofundar a mensagem do Irmão Charles e descobrir a riqueza e variedade das respostas dadas por cada grupo. 

Lista de Grupos Pertencentes à Associação 

Em 1955, o ano de nascimento, a Associação tinha oito grupos:

1. Sociedade da União,a refundada em 1955 é uma “associação de leigos”. 


Charles de Foucauld Group (Groupe Charles de Foucauld),fundada em 1923é uma associação de leigos.


Pequenas Irmãs do Sagrado Coração (Petites Sœurs du Sacré Coeur),fundada em 1933é um instituto religioso .


Pequenos Irmãos de Jesus(Petits Frères de Jesus),fundada em 1933, é um instituto religioso.


Irmãzinhas de Jesus(Petites Soeurs de Jésus),fundada em 1939 é um instituto religioso


Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas (Fraternidade Sacerdotal),fundada em 1951 é uma associação de sacerdotes.

Fraternidade Jesus Caritas (Jesus Caritas Fraternidade),fundada em 1952 é um instituto secular feminino.


Fraternidade Secular Charles de Foucauld (Séculière Fraternité Charles de Foucauld),fundada em 1952é uma associação de leigos. 


Outros grupos, a partir de 1968 a 2007 foram incluídos na associação:


Irmãozinhos do Evangelho (Petits Frères de l’Evangile),fundada em 1956e associado em 1968 , são um instituto religioso.


Irmãzinhas do Evangelho (Petites Soeurs de l’Evangile),fundada em 1963e associadas em 1971, são um instituto religioso.


Pequenas Irmãs de Nazaré (Petites Soeurs de Nazareth),fundada em 1966e associadas em 1974, são um instituto religioso.

Comunidade de Jesus (Comunitat de Jesús),fundada em 1968e associado em 1980 é uma associação de leigos.


Pequenos Irmãos de Jesus Caritas, fundada em 1969e associadas em 1984são um instituto religioso.


Pequenos Irmãos de Encarnação (Petits Frères de l’Encarnação),fundada em 1976e associado em 1985, são um instituto religioso.

Pequenos Irmãos da Cruz (Petits Frères de la Croix),fundada em 1980e associadas em 1986, são um instituto religioso (monges).

Pequenas Irmãs do Coração de Jesus (Petites sœurs du Coeur de Jésus),fundada em 1977e associado em 1987, são um instituto religioso.


Fraternidade de Charles de Foucald (Fraternité Charles de Foucauld),associada em 1992, é uma associação de leigos.

Irmãzinhas da Encarnação (Petites Soeurs de l’Encarnação),fundada em 1985e associadas em 1994, são um instituto religioso.


Missionários de Jesus, o Servo (Missionnaires de Jésus-Serviteur),fundada no início dos anos 80, foram associados em 1997. É um instituto secular.

Discípulos do Evangelho, fundada em 1973e associado em 2007, é um instituto religioso. 

O Espírito e o Estilo da Família Espiritual de Charles de Foucauld 

Assim resumiu Antonio Furioli o espírito e o estilo da Família Espiritual de Charles de Foucauld: 

“Os muitos herdeiros espirituais de Charles de Foucauld o seu exemplo continuam a escolher a residir nesses lugares anônimos e sem prestígio, onde ninguém sonharia em ir viver, ou seja, nas sombras e na futilidade aparente de sua presença. Nestes atípico contemplativa é a recusa de se destacar sobre o mundo em que vivem e de sua sociedade; há neles uma profunda confiança no homem e em seu mundo.


De acordo com eles, não é o mundo que pertence à Igreja, mas é a Igreja que pertence ao mundo. Eles representam aqueles poucos seres humanos através dos quais, hoje, muitas pessoas nascidas e criadas em tradições bastante estranho ao cristianismo, têm a oportunidade de entrar em contato com Jesus. O aspecto novo e importante do seu perfil de baixo testemunho na Igreja, Ele consiste precisamente na gratuidade de uma verdadeira presença amiga, que não se importa em tudo para resultados imediatos.


A humanidade doce de sua amizade discreta, que levanta outra confiança e abertura, como uma das mais valiosas nas relações interpessoais, não tem nenhuma reivindicação ou sucção e pensar em Deus, para despertar o desejo, o desejo por ele. Em cada pessoa, mesmo que em um nível subconsciente, há o desejo de entrar em contato com o Transcendente por muitos nomes, muitas faces e muitos lugares; Aquele que tem os nomes de todos os lugares de moradia sem nome de segregação racial e a marginalização social, que tem a face de toda a sem rosto que estão entre nós: arrancados de seu mundo e o nosso são descartados dos mais pobres os pobres, os realmente pobres de Deus”.(Antonio Furioli, Charles de Foucauld, irmão universal, na unidade e carisma, 1-. 2007). 


Por: Pe. Inácio José do Vale 

Notas: 

René Bazin, Charles de Foucauld: explorateur du Maroc, ermite au Sahara, Plon 1921. Italiano Milano, 2006. 

René Voillaume, Au Coeur des massas. La vie des Petits Frères religieuse de père de Foucauld, Paris 1950. 

René Voillaume, como eles, Pauline numerosas edições após 1951. O livro já está publicado sob o título Como eles no coração das massas. Vida e espiritualidade dos Irmãozinhos de Jesus, Milano 2003. 

A associação é agora chamada de “Associação da Família Espiritual Charles de Foucauld”. 

Bibliografia 

René Voillaume, Charles de Foucauld. E seus primeiros discípulos, Edizioni San Paolo, Cinisello Balsamo, 2001. 

Pequenos Irmãos de Jesus, como Jesus em Nazaré, Edizioni San Paolo, Cinisello Balsamo, 2004.